quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Noto que o candidato Jair Bolsonaro apesar de muitas vezes arrogante e machista, tem algumas propostas interessantes; como aumento de penas, redução de impostos, redução de cargos políticos e etc. Porém dentre elas, há uma proposta absurda. A liberação do porte de armas para cidadãos "de bem".

Porquê eu digo cidadãos "de bem", entre aspas?

Porquê vemos muitos cidadãos que a princípio são de bem. Mas em situações de tensão, raiva ou que põe em prova sua ambição ou ganancia. Se tornam assassinos, latrocidas, feminicídas e etc..

Então evidentemente, a segurança pública tem que ser trabalhada de outra forma. Talvez com policiais mais preparados, em maior quantidade e bem equipados. Também teria que ocorrer um combate duro a corrupção (pois assim seriam mais favorável o investimento em escolas públicas e em outras áreas, como capacitação e cursos profissionalizantes gratuitos, para alunos de baixa renda que recém se formam escolas públicas, pois muitas vezes esses alunos quando terminam o ensino médio ficam sem rumo. E acabam se tornando apenas mais um "peão".  Ganhando geralmente um mísero salário mínimo, sendo que muitos tem potencial para ser mais útil para a sociedade, e assim também ter uma renda melhor. Creio que com isso teriam mais alternativas, mais auto-estima, e mais perspectiva de um futuro digno e meramente satisfatório, descartando a cruel possibilidade de ingressar numa vida criminosa. Tendo em vista que seria interessante, anexos a esta ideia. Como penas mais duradoura, presos trabalhando de forma pesada em prol da sociedade, reformas no sistema penitenciário e etc.

Mas como já dito o porte de armas liberado creio que seria um caos para a sociedade, principalmente num país de terceiro mundo. Já vimos mulheres que se salvaram de ataques de ex maridos, feminicídas ("Homens de bem"), brigas de vizinhos, brigas de trânsito entre outras, que não acabaram em mortes por causa da ausência de armas de fogo. Homicídios frustrados, na maioria das vezes graças a ausência de armas letais. Creio que muitos veem a liberação do porte de armas, apenas por um lado. Ou seja, a cena onde um bandido tenta assaltar alguém e a vítima reage com sucesso. Mas não ve o lado de um "cidadão de bem" atirando várias vezes contra a ex esposa, um vizinho atirando no outro por causa do volume do som alto, um motorista atirando no outro por causa de uma "fechada" no trânsito. O real cidadão de bem, vê essa proposta apenas como armas e preparo para os reais cidadãos de bem.
Mas esquecem que vivemos dentre centenas de "desequilibrados de bem". Assim é evidente que terão muito mais tragédias com as armas liberadas (apesar de restrições) do que operações de sucesso de cidadãos bons contra criminosos. Sem contar a formação de quadrilhas especializadas em roubos de armas, pois uma arma no mercado negro (segundos reportagens) custam de 2 a 5 mil reais. E em ação  com um ou mais assaltantes muitas vezes com fuzis, abordando civis para roubar suas pistolas. É difícil que esses cidadãos levem a melhor. por mais preparo que tenham. Pensem nisso.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Estou cansado, tenho de tentar descansar e dormir, senão estou perdido em todos os aspectos. Que esforço manter-se uma pessoa viva. Erguer um monumento não exige que se gaste tanta força.
Só podia encontrar a felicidade se conseguisse subverter o mundo para o fazer entrar no verdadeiro, no puro, no imutável.